Cor do Ano da marca de tintas Coral em 2022, Melodia Suave, dá o tom da tranquilidade em espaço projetado pela dupla Dubeux Vasconcelos

Na 24ª edição da CASACOR Pernambuco, que acontece de 29 de outubro a 5 de dezembro, a Tintas Coral traz aos visitantes um ambiente multifuncional que traduz um morar despretensiosamente leve e contemporâneo. Chamado de Estar Quies Coral, foi pensado por Luiz Dubeux e João Vasconcelos, do escritório Dubeux Vasconcelos Arquitetura, e emerge uma atmosfera tranquila e minimalista, sem perder a afetividade. Além de apresentar o mais amplo ambiente dessa que é a maior mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo da América Latina, a Coral é também a tinta oficial do evento que será realizado no pavilhão externo do Shopping Center Recife, com 22 espaços projetados em uma área de 2.000 m², e de todas as versões regionais da CASACOR em 2021.

O Estar Quies Coral carrega na sua essência um convite à calma. Daí o nome “quies”, quietude em latim. Com 58,80m², o espaço é composto por ambientes multifuncionais. À primeira vista, os tons esverdeados e as linhas verticais levam a um sentimento de imersão nas águas. Em seguida, vem o mergulho na leveza celeste, traduzida pelas diferentes texturas da Melodia Suave, a Cor do Ano da Coral – estabelecida pelo ColourFutures 2022, o estudo de cor e comportamento da AkzoNobel, realizado há 20 anos.

 

Nesse verdadeiro refúgio, as cores nos tetos e paredes dão o tom da serenidade, com uma paleta enxuta e coerente. No hall de entrada, que também dispõe de escritório e adega, forro, paredes e filetes aparecem na cor Mina de Cascalho, em acabamento fosco. Nesses espaços, o ripado tão em alta que reveste as paredes ganha personalidade e sai do lugar-comum com o poder da cor. Passando para o lavabo, no jogo de sobretons, a tonalidade muda para Lagoa Natural. Na grande sala – que integra sala de estar, jantar e apoio gourmet –, reina a Cor do Ano, Melodia Suave. No teto, ela surge com o efeito exclusivo aveludado, o velvet. Nas paredes, o acabamento é fosco e divide a atenção com a tonalidade Outono Gelado na meia parede, além do Branco Minimalista nas boiseries. Dando unidade a todos os ambientes e trazendo um ar de modernidade, o piso é de cimento queimado. Como afirmam os arquitetos, “tudo é muito sutil. A força está no todo, em sua harmonia”.

 

Em sua sexta participação consecutiva na CASACOR e considerando o tema geral que permeia todas as mostras esse ano (A Casa Original), Luiz Dubeux e João Vasconcelos projetaram um espaço em que as pessoas realmente pudessem se identificar e se inspirar, em um “minimalismo quente”, ou seja, moderno, mas que, ao mesmo tempo, abraça e traz aconchego, tem dimensão humana. Para chegar a esse resultado, eles contaram com mobiliários leves – de Jader Almeida e do grande mestre Sergio Rodrigues, entre outros – e muita textura nas tramas, nas tintas e tecidos, com elementos naturais e essencialmente artesanais, além do uso de madeira e peças que conferem personalidade ao ambiente. Exemplos são a mesa de centro de autoria própria, confeccionada em mármore travertino e MDF pintado na cor Branco Minimalista, e o aparador apoiado em raízes da artista plástica e designer pernambucana Náiade Lins.

Para completar, muitas obras locais contemporâneas. Na parede da sala, por exemplo, uma grande tela do artista recifense Carlos Alberto Pragana é destaque. Foi criada especialmente para a ocasião, com tinta acrílica imobiliária Coral. No corredor de acesso, um carretel em ferro e cerâmica de José Paulo. Compõem também os ambientes criações icônicas de Cristiano Lenhardt, Ramonn Vieitez e Marcio Almeida.

“Neste último ano aprendemos a apreciar nossa casa com um novo olhar. Nosso lar ganhou ainda mais importância em seu papel de acolhimento e também de multifuncionalidade. Tudo isso está muito bem representado no nosso espaço este ano na CASACOR Pernambuco, que transborda leveza, sossego e criatividade, um ambiente acolhedor”, comenta Priscila Perez, especialista de Colour Design da AkzoNobel na América do Sul. “Pela sexta vez consecutiva somos a tinta oficial da mostra em Recife, um lugar onde temos história, cidade que abriga uma fábrica da Tintas Coral desde 1968. Aqui também apoiamos o projeto Mais Vida nos Morros, que transforma comunidades locais. Mais uma vez esperamos inspirar os visitantes e demostrar nossa paixão por pintura e o poder transformador das cores na decoração”, conclui.

 

 

Serviço CASACOR Pernambuco 2021 

  

Período: De 29 de outubro até 5 de dezembro de 2021

Local: Pavilhão externo do Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777

Horário: de segunda a sábado: das 14h às 22h. Aos domingos e feriados: das 14h às 20h

 

 Instagram: @casacor_oficial | @casacor_sustentavel Facebookfacebook.com/casacor_oficial Sitewww.casacor.com.br