Quando jogada para o alto, tira fotos panorâmicas de 360 graus

A “Throwable Panoramic Ball Camera”, invenção de um grupo de pesquisadores de ciência da computação da Universidade de Berlin, Alemanha, promete tornar corriqueiras as sofisticadas fotos panorâmicas de 360 graus.

Para isso, a inusitada bola fotográfica usa 36 módulos de câmeras de telefone de 2 megapixels, montadas em uma estrutura esférica impressa em 3D em um tipo de espuma macia e resistente, para que ninguém tenha medo de brincar com ela.

Para tirar uma foto, em vez de apertar um disparador, o fotógrafo deve simplesmente atirar a bola para cima. O disparo de todas as câmeras ocorre quando ela atinge o ponto mais alto do lançamento (medido por um acelerômetro integrado ao conjunto).

Quando a bola é pega de volta, as fotos automaticamente se juntam em uma única imagem esférica panorâmica.

O gadget será apresentado em dezembro próximo na SIGGRAPH Asia 2011, conferência e exposição de computação gráfica e tecnologias interativas que acontece em Hong Kong, dentro da categoria Tecnologias Emergentes.

A chegada da câmera-bola às lojas, no entanto, depende ainda de um investidor que queira se associar ao projeto liderado pelo engenheiro Jonas Pfeil.