Conheça um pouco mais sobre uma das mais belas cidades da Europa

Budapeste - Hungria - Parlamento

Considerada uma das melhores cidades do mundo em qualidade de vida, Budapeste é a capital da Hungria e também é carinhosamente conhecida como “A Rainha do Danúbio”. É a sexta cidade mais visitada da Europa e surpreende a cada esquina. Sua história é enriquecida por uma herança cultural vibrante, entre diversos povos como os celtas, romanos, eslavos e búlgaros.

Buda, era a cidade fundada pelos celtas há 2.100 anos e é mais antiga do que Peste, que fica na outra margem do Danúbio. Durante séculos, foi dominada pelos romanos. Em 1873, Buda e Peste foram unificadas, tornando-se um único centro urbano. Atualmente a cidade tem mais de 3 milhões de habitantes e continua com suas tradições, magia e charme. Na chegada da cidade já se tem uma amostra da atmosfera cultural de Budapeste, pois o Aeroporto recebe o nome do famoso compositor, maestro e pianista Franz Liszt.

Budapeste - Hungria

Budapeste possui o maior sistema de água termal do mundo! Além disso, há vários patrimônios mundiais que podem ser visitados, como o Castelo Buda,  a Avenida Andrássy, a Praça dos Heróis e o Metropolitano de Millenium, o segundo mais antigo do mundo, depois do de Londres.

Avenida Andrássy

Budapeste - Hungria

Budapeste

A norte do ponto em que Buda e Peste se dividem, o rio Danúbio corre através de um estreito vale que muitos consideram o trecho mais bonito de todo o seu percurso. Essa é a região conhecida como a curva do Danúbio (Duna Kanyar), célebre por suas cidades históricas e belas paisagens. Szentendre (21km a norte de  Budapeste – 1h30 de barco) é a mais popular da cidades que beiram o rio. Fundada pelos sérvios na Idade Média, o vilarejo passou a ser procurado por artistas nos anos 20. Ainda conta com algumas igrejas ortodoxas em seu interior e com um surpreendente número de galerias e museus, entre os quais se destaca o que é dedicado ao ceramista húngaro Margit Kovács. Interessados em comprar artesanato, visitar cafés e caminhar pelas ruas com arquitetura de casas coloridas terão muito o que ver.

Telhados-Budapeste-Hungria-ppow

Telhados em Budapeste

Budapeste-Hungria-ppow

Loja de vinhos em Budapeste

Szentendre

Lojinhas e cafés em Szentendre

Buda, na margem esquerda do rio Danúbio, é a parte mais antiga de Budapeste. De seu ponto mais alto – o Castelo Buda (ou Palácio Real), são belíssimas as vistas do Danúbio e das monumentais construções de Peste. O percurso até lá pode ser igualmente deslumbrante: saindo de Peste, atravesse o Danúbio passando pela elegante ponte das Correntes de Budapeste, um dos marcos da cidade, e tome o bondinho que o levará até a colina do Castelo, onde há edificações da era dos Habsburgo. O enorme Castelo Buda ocupa a posição mais estratégica da cidade. Alí os reis húngaros ergueram uma imponente residência, onde moraram durante os 7 séculos seguintes. Hoje em dia essa construção abriga 4 museus, incluindo a Galeria Nacional Húngara e alguns dos 14km de túneis subterrâneos medievais usados durante a Primeira Guerra Mundial. A vista do Bastião dos Pescadores, é inspiradora, especialmente ao entardecer. Parte da atmosfera típica da Boêmia persiste nos aconchegantes cafés e livrarias, cheia de ruelas e lojas de artesanato, onde a área agora é protegida pela Unesco.

Castelo Buda - Budapeste - Hungria

Castelo Buda

Castelo Buda - Budapeste - Hungria

Interior da igreja no Castelo Buda

Interior da Igreja no Castelo Buda

Castelo Buda - Budapeste - Hungria

Labirinto subterrâneo no interior do Castelo Buda

Bastião dos Pescadores - Budapeste

Bastião dos Pescadores – Castelo Buda

O endereço número um da área em termos de hotelaria é o Hilton, o único hotel nessa parte pacata e elegante da cidade. A solução arquitetônica adotada na sua construção demonstrou sensibilidade em relação ao patrimônio arquitetônico local. O projeto premiado incorpora as ruínas de uma igreja do século XIII, enquanto a fachada barroca de um colégio jesuíta do século XVII foi aproveitada como entrada principal do hotel. O pequeno cassino do Hilton é o mais agradável da cidade , mas pode ser que você considere mais interessante assistir aos concertos de música clássica no antigo pátio da igreja dos dominicanos.

Hilton-Budapeste-Hungria-ppow

Hilton Budapeste - vista do quarto

Vista do quarto no Hotel Hilton Budapeste

O mais conhecido e exuberante restaurante de Budapeste, o Gundel, é também amplamente considerado o melhor do país. Reaberto em 1992 depois de ser restaurado pelo americano de origem húngara George Lang (dono do Café des Artistes, em Nova York), ele conserva algo da magia que marcou sua inauguração em 1894. O cardápio conta com muitos pratos clássicos preparados da mesma forma como eram servidos antigamente no Gundel. Alguns dos melhores vinhos da Hungria podem ser encontrados na extensa carta de vinhos do restaurante, a mais respeitada da cidade, incluindo o nobre e licoroso tokay, um dos muitos que têm o rótulo Gundel. Ao lado fica o restaurante-irmão do Gundel, o Bagolyvár (Castelo da Coruja), com um cardápio mais restrito, menos caro e mais caseiro – Lang, o proprietário das duas casas, quer que tanto os húngaros quanto os visitantes estrangeiros tenham a opção de escolher entre uma noite em grande estilo, com violinistas ciganos e tudo o mais, e uma alternativa mais simples e aconchegante. Um jantar no Gundel custa aproximadamente U$50 e no Bagolyvár U$20.

Restaurante-Gundel-antigo-ppow

Fotografia do antigo restaurante Gundel, inaugurado em 1894.

Gundel - Budapeste

 

Para se programar, confira as estações do ano e o clima em Budapeste: Inverno – dezembro a fevereiro; Primavera – março a maio – Na primavera você pode conferir o festival “Budapest Spring Festival” com diversas atrações musicais. Esse ano de 2014 o festival acontece entre os dias 21 de março e 6 de abril; Verão – junho a agosto; Outubro – setembro a novembro.

Budapeste

Budapeste

Quer saber mais informações ou como ir para Budapeste ou alguns roteiros que passam por lá? Clique na imagem abaixo ou entre em contato com a Interpoint Viagens & Turismo. Boa viagem!!!!!!!!

Interpoint

Créditos: Imagens Creative Commons – Carlos Castillo Travelog – CodayDuncan.com – Wikipedia reprodução 

11 de Janeiro de 2014

 #Interpoint