Veículo mais veloz do mundo começa a ser construído

Com o objetivo de bater o recorde de velocidade de um carro – registrado até o momento em 1.228 km/h -, engenheiros britânicos iniciaram nesta semana a construção do modelo que pode se tornar o mais veloz do mundo, batizado de Bloodhound SSC.

A expectativa do novo recorde é de 1,6 mil km/h e, para isso, o Bloodhound SSC será equipado com dois foguetes instalados na parte traseira, o Eurojet EJ200 e o Falcon. A propulsão de ambos permite realizar uma pressão de 13 toneladas por metro quadrado ou de suspender uma carga de 30 toneladas.

O chassi do carro foi feito de treliça de aço, para suportar 21 toneladas de empuxo combinado, algo em torno de 133 mil cavalos de potência. Desta forma, a velocidade máxima estimada (1,6 mil km/h) será alcançada em 45 segundos.

O projeto vai além de um desafio de velocidade, pois a aerodinâmica também é fundamental, para que o carro não se parta durante o lançamento. O deste para conseguir o novo recorde deve acontecer em um lago seco, na África do Sul, em 2012.