Bicicleta elétrica integrará a linha Smart a partir de 2012

Apresentada no Paris Motor Show de 2010, a e-Bike Smart deve chegar ao mercado em 2012, segundo anúncio da montadora Daimler. A bicicleta elétrica compõe com um scooter e o Smart híbrido o “trio emissão zero” da marca.

Na trilha do estilo do carro-pai, a bicicleta tem design inteligente e limpo e futurista, facilidade funcional e promete total sincronismo com smartphones para ser operada eficientemente. Quando um desses “devices” é acoplado ao guidão, através de um app específico, passa a ser a central de controle e comunicação da bike, incluindo GPS, velocímetro, ignição, imobilização, monitor cardíaco etc, além de manter suas funções normais.

Com estrutura sólida em perfis de alumínio, a e-Bike pesa 22 kg e atinge uma velocidade de 25 km/h (ao chegar a esse limite, o motor pára automaticamente e o aumento da velocidade fica por conta das pernas do condutor, que assim escapa da obrigatoriedade de ser habilitado para dirigir a “máquina”).

As rodas são de liga leve, com 26 polegadas, seis raios duplos e pneus de 4cm de largura, para maior conforto e amortecimento. O motor de 250W, posicionado na roda traseira e acionado assim que o ciclista começa a pedalar, permite 4 níveis de apoio elétrico, o que determina a autonomia da carga da bateria, com alcance entre 30 e 90 km. Enquanto a bike está em funcionamento, a energia gerada durante as frenagens é armazenada na bateria de lítio de 36 volts, embutida no quadro. A recarga normal pode ser feita em qualquer tomada doméstica e demora de 2 a 3 horas.

A e-Bike Smart, com seu design estiloso e tecnologia inovadora, vem reforçar o apelo da marca na área sustentável e objetiva aumentar sua participação nos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio.

Fotos: Daimler AG /Divulgação