Farnese de Andrade na Paulo Darzé Galeria de Arte

Exposição de 40 obras, várias inéditas, do artista mineiro, falecido em 1996, aos 70 anos. Sobre o artista e a presente mostra na galeria de Paulo Darzé, escreveu Charles Cosac:

COISAS DE FARNESE
Ainda que não tenha recorrido aos meus textos anteriores acerca de Farnese de Andrade e, sobretudo, a seus depoimentos, os fatores que geraram meu interesse e minha afinidade com sua obra mantêm-se claros, vivos e vibram com a mesma intensidade do passado.

Como não teria muito mais a dizer e tampouco teria disposição para reescrever algumas linhas, diante do convite de meu querido amigo Paulo Darzé para resenhar essa mostra que reúne mais de trinta objetos inéditos, detenho-me a breves comentários acerca do que ora é exposto em sua bela galeria, em Salvador. Em 2007, na SP Arte, Paulo também promoveu em seu estande uma individual de Farnese, até certo ponto, um preâmbulo para a presente mostra.

Os objetos (ou assemblages), tema dessa exposição, podem ser considerados a segunda e última parte na trajetória de Farnese. A primeira aparição desse artista em público foi como desenhista, em 1946, em uma exposição coletiva com os ex-alunos de Alberto da Veiga Guignard, na Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro. Seu primeiro objeto foi exposto em 1966, na exposição individual Montagens e desenhos, na Petite Gallerie (rj), com curadoria de Jayme Maurício. Todavia, o artista somente viria a ser identificado com esse segmento de sua produção, a partir de 1976, após duas exposições homônimas: Objetos, na Galeria Ipanema (rj) e na Galeria Oscar Seráphico (sp).

De 1946 a 1966, Farnese conquistou todos os louros possíveis, como desenhista, gravador, pintor e ilustrador. Esse ritmo continuaria entre os anos 1966 e 1976, década que marcaria a transição da segunda para a terceira dimensão, uma gestação de dez anos daquilo que viria a dominar os últimos vinte anos de sua vida e produção. 

Leia o texto integral em:
www.paulodarzegaleria.com.br/expo-farnesedeandrade.htm

Até 15 de dezembro de 2010
Farnese de Andrade
Paulo Darzé Galeria de Arte
Rua Chrysippo de Aguiar, 08, Corredor da Vitória, Salvador-Bahia
Tel. (71) 3267-0930
Aberta à visitação de segunda a sexta, das 9 às 19 hs; sábados, das 9 às 13 hs

Fotos: reprodução