Estudantes de engenharia mecânica constroem bicicleta cheia de recursos tecnológicos

 

Um grupo de estudantes de engenharia mecânica da Universidade da Pensilvânia desenvolveu um protótipo de superbicicleta chamado de ‘Alpha’. Para sua construção foi dada a liberdade de inserir o que há de mais moderno, além do financiamento de muitos dólares e patrocínios.

Confira imagens da bicicleta e de sua construção:

O sistema de transmissão é uma das principais novidades, pois está embutido dentro do quadro da bicicleta. Controlada por uma tela de LCD instalada no guidão, a transmissão elétrica dentro do tubo central pode ser acionada em três velocidades. A tela também mostra as marcas atuais do equipamento, como a distância percorrida e velocidade, e os dados ficam armazenados no cartão SD, que é inserido no leitor de cartão da bicicleta.

Todos os acessórios eletrônicos da bicicleta estão associados a um dínamo, aparelho que gera corrente contínua convertendo energia mecânica em elétrica, que foi instalado no tubo da roda dianteira. Na traseira da bicicleta está instalada uma lanterna de segurança de LED para pedalar à noite.

O desempenho e melhorado pelo baixo peso do quadro, não informado, que é feito com tubos de fibra de carbono, unidos por peças de alumínio e embreagem eletrônica de titânio.

O nome dos envolvidos na construção são os estudantes Geoff Johnson, Lucas Hartman, Katie Savarise, Evan Dvorak e Katie Rohacz, além do professor conselheiro Jonathan Fiene.