PPOW confere consumo do carro mais eficiente do Brasil em viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro

O Audi A1 Efficience Challenge entra nesta segunda-feira (04/06), a partir das 14 horas, em sua fase decisiva: 12 duplas de jornalistas especializados começam a viagem entre São Paulo e o Rio de Janeiro, com aproximadamente 400 quilômetros, saindo do restaurante Vento Haragano, localizado na movimentada Avenida Rebouças, nas proximidades da Avenida Paulista. O desafio foi criado pela Audi para mostrar que um compacto da categoria premium pode ser até mais econômico em consumo de gasolina que modelos mais populares produzidos com a finalidade de consumir menos combustível.

O evento, que começou na última sexta-feira, foi dividido em duas etapas e conta com a participação de 13 carros. Dois deles saíram de pontos extremos do Brasil: um de Natal (RN), um de Porto Alegre (RS) e o terceiro de Goiânia (GO). O jornalista que saiu do Nordeste, Freire Neto, deve chegar hoje à noite no Rio de Janeiro, depois de percorrer quase três mil quilômetros. Já o do extremo Sul, Celso Ferlauto e o da região Central, Mariosan Gonçalves, chegaram ontem (domingo), à noite, em São Paulo, onde se juntam ao grupo de 24 jornalistas que saem hoje da capital paulista. A chegada ao Rio de Janeiro está prevista para as 19 horas desta noite.

 

Paulo Kakinoff, presidente da Audi Brasil, apresenta desafio de eficiência com o A1

Durante todo o percurso, os participantes terão foco no baixo consumo, sem precisar, porém, dirigir devagar – poderão acelerar na velocidade permitida na estrada. Segundo a marca alemã, o Audi A1 tem média geral de consumo de 18,8 km/litro de combustível (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada), que deve ser o número médio aproximado que o modelo deverá fazer entre o trânsito de São Paulo, as rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, e o tráfego do Rio de Janeiro.

No teste Folha – Instituto Mauá de Tecnologia, de 2011, o compacto premium rodou 20,8 quilômetros com um litro de gasolina na estrada, o que lhe garantiu o topo no ranking anual de consumo rodoviário entre os 62 veículos de todas as categorias vendidas no Brasil, de populares a esportivos, passando pelos médios, grandes e os utilitários.

Medição no dia Internacional do Meio Ambiente

A medição final da média de consumo dos 13 Audi A1 dirigidos pelos jornalistas especializados da área automobilística acontecerá no Dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), às 9 horas da manhã, no Posto do Futuro, um protótipo de alta tecnologia da Petrobrás, localizado na Avenida das Américas, 3.757, na Barra da Tijuca. A distribuidora brasileira fará demonstração do programa “De olho no combustível” para os participantes. Segundo a Audi, o A1, além de ser o carro a gasolina com menor consumo de combustível do país, é o que também tem índices de emissão de poluentes mais reduzidos: 106 gramas de CO2 por km na estrada, 150 gramas de CO2 por km na cidade e 122 gramas de CO2 por km no combinado, já pelo padrão internacional de medida EU 5.

Características do Audi A1

O compacto premium Audi A1 vem equipado com motor 1.4 Turbo FSI de 122 cv de potência máxima, com sistema de injeção direta de combustível e turbocharger com intercooler. A aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em 8,9 segundos e a máxima é de 203 km/hora. O torque de 200 Nm, disponível continuamente entre 1.500 e 4.000 rpm, proporciona respostas mais eficientes e rápidas nas retomadas de aceleração.

Muito econômico, como apontou o teste Folha-Mauá, o carro apresenta consumo médio combinado de 18,8 km/litro de combustível, segundo dados da fabricante alemã (15,4 km/litro na cidade e 21,7 km/litro na estrada). Além disso, o motor do Audi A1 usa tecnologia inteligente que recupera a energia durante a frenagem, que é armazenada temporariamente na bateria.

Quando o carro acelera novamente, a energia retorna ao sistema elétrico, aliviando a carga do gerador. A transmissão de sete velocidades S Tronic, com tecnologia esportiva e sistema de dupla embreagem – que combina o conforto de uma transmissão automática a eficiência de uma manual- é outro diferencial do compacto. Por conta da dupla embreagem, as trocas de marchas são feitas em centésimos de segundo, sem qualquer interrupção perceptível de potência, justamente porque as marchas ficam pré-engatadas para a troca. O modelo vem ainda equipado com sistema eletrônico de estabilização ESP, que também inclui um bloqueio eletrônico do diferencial.