Retrospectiva com obras do mais célebre fotógrafo mexicano Manuel Álvares Bravo

Publicado originalmente em 2008 e agora lançado no Brasil por ocasião de uma grande exposição retrospectiva da obra de Alvarez Bravo no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro em 2011, Fotopoesia é um rico mural dedicado a documentar e celebrar o mais importante fotógrafo mexicano do século XX. Agora em cartaz no IMS de São Paulo até 8 de junho de 2012.

A exposição com 250 imagens enfatiza a produção seminal do fotógrafo entre os anos 1920 e 1950, percorrendo extensivamente sua obra ao longo de mais de 70 anos de atividade artística. A mostra foi produzida em colaboração com a Associação Manuel Álvarez Bravo, dirigida por Aurelia Álvarez Urbajtel e Colette Álvarez Urbajtel, respectivamente filha e viúva do fotógrafo, e conta também com o apoio do Museu de Arte Moderna, Instituto Nacional de Belas Artes, México. As imagens revelam um olhar humanista e moderno de Bravo sobre seu país.

Sua obra, que visitou diversas tendências da modernidade e das vanguardas, e até mesmo o aproximou posteriormente do cinema, manteve dessa maneira ao longo de toda sua vida uma linha estética e artística ancorada no potencial poético das imagens que criava. Seu trabalho influenciou diversos fotógrafos no México e em outros países, entre eles Marcel Gautherot. Esta exposição inclui um reduzido conjunto de imagens realizadas por Gautherot no México em 1936-1937, pertencentes ao acervo do IMS. A serviço do Musée de l’Homme de Paris, Gautherot documentou o país e conheceu Álvarez Bravo pessoalmente, fato este que declaradamente marcaria sua produção fotográfica posterior realizada no Brasil.

Na abertura da exposição foi lançado o livro Manuel Álvarez Bravo: fotopoesia, com 374 imagens do fotógrafo. O volume tem prefácio de Colette Alvarez Urbajtel, viúva do fotógrafo, ensaios de apreciação crítica assinados pelo crítico e historiador da fotografia francês Jean-Claude Lemagny e pelos romancistas John Banville (irlandês) e Carlos Fuentes (mexicano), bem como uma cronologia e bibliografias completas. Conheça um pouco sobre o fotógrafo Manuel Alvarez Bravo clicando aqui.

Confira algumas obras do fotógrafo dos anos 1920 à 1950. Clique nas imagens para vê-las ampliadas.

::Serviço::

Exposição: até 08 de junho de 2012
De terça a sexta, das 13h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca
De terça a sexta, às 17h, visita guiada pelas exposições. Ponto de encontro na recepção.
Visitas monitoradas para escolas: agendar pelo telefone (21) 3284-7400.

nstituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Tel.: (11) 3825-2560

Instituto Moreira Salles – Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

#fotografia