Escritório Aflalo e Gasperini comemora com livro

Lançado no Museu da Casa Brasileira hoje, 23 de agosto de 2011, o livro “A Arquitetura de Croce, Aflalo e Gasperini” marca os 50 anos de atividade do conceituado escritório de arquitetura de São Paulo.

Com autoria do arquiteto e jornalista Fernando Serapião e editado pela Paralaxe, o livro abrange em suas 372 páginas a história dos cinco sócios dividida em quatro fases: o início da sociedade de Plinio Croce e Roberto Aflalo; a formação da empresa dos três, com a inclusão de Gian Carlo Gasperini, em 1962; a entrada de Roberto Aflalo Filho e Luiz Felipe Aflalo Herman na equipe, e os dias atuais.

O livro enfoca três temas principais – Forma, Técnica e Método -, separados por capítulos. Cada um deles apresenta uma abordagem central para a compreensão do trabalho da equipe. As obras dos arquitetos são pinçadas de forma atemporal, conforme se enquadram na narrativa, sem seguir um roteiro cronológico.

No capítulo Forma é estabelecida uma discussão em torno da estética, em que são relacionadas as direções dentro do âmbito arquitetônico que reverberam na produção do escritório. São mencionadas as influências mais antigas – como, por exemplo, da arquitetura orgânica e teuto-americana – até as mais recentes, inspiradas na cena atual, dominada por Frank Gehry e Rem Koolhaas.

O capítulo Técnica explica como o saber arquitetônico permeia a produção deste quinteto. Nessa passagem, investiga-se a maneira como o racionalismo está presente nas obras, desde a modulação estrutural dos prédios dos anos 1950 até os preceitos dos edifícios ecoeficientes da atualidade.

Por fim, explorar o modo de trabalho da equipe é o tema do capítulo Método, que revela como eles conseguiram transformar as criações individuais em imagem coletiva do escritório.

Obras realizadas e os bairros em que se concentram traçam um panorama da cidade em diversas épocas e se inserem entre os capítulos principais. Alguns projetos destacados são: Tribunal de Contas, IBM, Atrium I, Sudameris, Citicorp, Credicard Hall, Continental Square, Parque da Juventude, e-tower, Rochaverá, Senac, Eldorado e Hiléa.