Exibição do filme Zeitgeist: Moving Forward no Centro Cineclubista

Zeitgeist: Moving Forward, de Peter Joseph, documentário lançado simultaneamente em mais de 60 países e em mais de 20 idiomas, terá seções nos dias 24 e 25, dentro de uma programação que envolve 10 cidades brasileiras, desde a première global no Artivist Film Festival de Los Angeles no último dia 15 de janeiro.

O termo alemão cuja tradução significa espírito de época, espírito do tempo ou sinal dos tempos, evoca o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

No documentário, Zeitgeist define uma nova visão e novos pilares para garantir a sobrevivência da sociedade e sua manutenção saudável.

24 e 25 de janeiro
Zeitgeist: Moving Forward
Associação Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, cjs 13 e 14 – Bela Vista
Horário: 19h
Ingressos: R$ 3
Necessária confirmação de presença pelo email cineclubistas@yahoo.com.br
Os membros do Movimento Zeitgeist no Brasil estarão presentes nas sessões para discutir os temas levantados pelo documentário e responder a dúvidas relacionadas ao movimento.

O filme

Moving Forward – terceiro documentário de uma série, os outros dois são Zeitgeist: The Movie (2007) e Zeitgeist: Addendum (2008) –,  dirigido por Peter Joseph, dá continuidade a um longo trabalho documental que se propõe a apresentar um caminho para a necessária transição do atual paradigma socioeconômico monetário que rege a sociedade no mundo inteiro. Este tema transcenderá questões de relativismo cultural e ideologias tradicionais e passará a estabelecer, como objetivo central, o redesenho de uma empírica vida na Terra em nome da sobrevivência humana e social. Ao invés de continuar desafiando as imutáveis leis naturais, o objetivo é criar um novo paradigma de sustentabilidade social denominado “economia baseada em recursos”.

Os três temas centrais do documentário são: Comportamento Humano, Economia Monetária e Ciências Aplicadas. Juntando estes temas, o documentário cria um modelo de compreensão do atual paradigma social; o porquê de ser fundamental sair dele — junto com uma abordagem social nova e radical, porém prática, baseada em conhecimentos avançados que resolveriam os atuais problemas sociais enfrentados pelo mundo contemporâneo. Este novo paradigma social chama-se “economia baseada em recursos”.

Uma das características únicas deste trabalho, cujo estilo o destaca da maioria dos documentários, é que ele tem uma temática cinematográfica dramática, com atores notáveis que, de forma abstrata, representam as diversas atitudes relacionadas à mensagem geral do filme. 

O lançamento em grande escala não está associado a nenhum grande distribuidor. Parte da expressão de contra-cultura envolvida nesta forma de abordagem, implica em evitar qualquer envolvimento com a mídia corporativa, ao utilizar grupos independentes para exibir o filme em vários países, mas sem fins lucrativos. A maioria desses grupos mantêm ligações com várias comunidades ativistas, incluindo o Movimento Zeitgeist, que é um grupo que defende a sustentabilidade através da transição social para um novo paradigma socioeconômico, bem longe das crescentes distorções do sistema monetário e suas consequências.

Como projeto não comercial, estará disponível ao acesso gratuito através da Internet, tanto para ser visualizado on-line como para ser baixado no formato de DVD. O site ZeitgeistMovingForward.com também oferecerá um DVD físico por 5 dólares, disponível ao final de janeiro de 2011.

O diretor

O diretor, produtor, escritor, cineasta, compositor, editor e narrador da obra, Peter Joseph, se tornou acidentalmente reconhecido dentro da comunidade de documentários através de seu controverso e premiado trabalho “Zeitgeist: The Movie”, de 2007, o qual registrou mais de 100 milhões de acessos on-line no primeiro ano de exibição. Inicialmente, este não era um filme em sua concepção original, mas assim foi reconhecido depois que alcançou fama mundial.

Em 2008 o filme “Zeitgeist: Addendum”, continuação do documentário anterior e tal como aconteceu com seu antecessor, tornou-se outro fenômeno viral, com mais de 50 milhões de exibições durante seu primeiro ano.

Peter Joseph fundou então um movimento social inspirado na reação do público e o chamou de “Movimento Zeitgeist”. Hoje, a organização tem escala global, com mais de meio milhão de inscritos em 200 países, e seu objetivo é dar início à transição da cultura atual para um novo paradigma econômico sustentável. O filme “Zeitgeist: Moving Forward” é, em parte, uma expressão midiática com o mesmo foco. 

O Movimento Zeitgeist é uma extensão do Projeto Venus, organização criada pelo projetista industrial e futurista Jacque Fresco, que também está no filme.

“Zeitgeist: Moving Forward” é o terceiro investimento naquilo que agora se tornou um projeto cultural de filmes em série, que leva em consideração o atual  “Zeitgeist” — o espírito do nosso tempo.

Movimento promove primeiro encontro em São Paulo

O primeiro encontro de 2011 do Movimento Zeitgeist em São Paulo acontecerá no dia 30 de janeiro, domingo, às 15h, no Centro Cultural Vergueiro (Rua Vergueiro, 1000). Na pauta do encontro, avaliação do impacto das exibições do ZMF no Brasil e no mundo, preparações para o Z-Day 2011 e rumos do MZBR 2011, entre outros. A reunião é aberta a todos os interessados.

Mais informações:

www.zeitgeistmovingforward.com
www.zeitgeist3.com.br
www.movimentozeitgeist.com.br
www.thevenusproject.com/pt_BR