O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP,  promove ação sócio-educativa para combater o descarte do óleo de cozinha  na rede de esgoto.

O instituto acaba de instalar um posto de coleta no Prédio dos Ambulatórios, por onde circulam 10 mil pessoas/dia, para atender pacientes, profissionais da saúde e moradores do entorno. No formato de uma casa de madeira, com 1,60m de altura e 1 m de largura,  o posto tem capacidade para armazenar até mil litros de óleo usados/dia.  O óleo arrecadado será transformado em biodiesel.
A meta do hospital é conscientizar e incentivar o descarte correto do produto, mediante a apresentação de facilidades que protejam o meio ambiente. Para participar do programa, o público deverá  acondicionar o óleo utilizado em garrafas de plástico.
“Muitas vezes as pessoas terminam despejando o óleo de cozinha utilizado em frituras no vaso sanitário ou na pia por falta de conhecimento ou por dificuldades em chegar até o posto de coleta mais próximo de sua residência”, explica o diretor executivo, Carlos Suslik.


Para o destino correto do óleo, parceria foi firmada com a Cooper Glicério, Cooperativa de Catadores,  localizada na Baixada do Glicério. A  cooperativa irá retirar o material doado pelo público e comercializar com empresa capacitada para transformar o óleo em biodiesel.