KiteTrip Flecheiras – CE

by

Ventos fortes e muita beleza natural conquistam kitesurfistas do mundo todo

KiteTrip-Flecheiras

A praia de Flecheiras é a mais conhecida e visitada da tranquila cidade de Trairi, que está localizada a 127 km de Fortaleza – aproximadamente 2 horas de carro do Aeroporto internacional Pinto Martins. Sua proximidade do sul e sudeste do Brasil (3 horas de voo de São Paulo), assim como de países Europeus (6:30 horas de voo de Lisboa) atraem ainda mais os visitantes que procuram uma viagem rápida e tranquila.

Clique no mapa abaixo para ver o percurso on-line

Mapa-Flecheiras

O litoral cearense é um dos destinos mais desejados pelos praticantes de Kitesurf e conhecido mundialmente pelas condições perfeitas para praticar esportes de vela. Flecheiras está localizada entre os picos cearenses mais famosos – Cumbuco e Jericoacoara – e oferece todos os tipos de condições (ondas, mar liso e lagoas) para velejadores iniciantes, intermediários e profissionais. Vale lembrar que as praias de Mundaú e Guajirú também fazem parte do município de Trairi e aumentam significantemente o tamanho desse parque de diversões ao meio de paisagens naturais exuberantes.

mapa-ceará

Localizada entre coqueirais sem fim e dunas de areia branco-neve a praia de Flecheiras possui um formato de meia lua formando uma enseada maravilhosa, onde os kites passeiam até escurecer. Um conjunto de imagens que quando iluminado pelo pôr do sol proporciona um final de tarde de tirar o fôlego!

A leste da praia de Flecheiras o mar é protegido por arrecifes que formam diversas piscinas naturais perfeitas à prática do mergulho livre e caça submarina. Para os mergulhadores mais experientes existe a opção de aluguel de jangadas que levam à bancada de coral que fica a aproximadamente 500 metros da praia.

Flecheiras

Indo na direção oposta, o mar mais aberto oferece condições ideais para os velejadores e surfistas. O Kitesurf e o Windsurf são praticados durante todo o ano (com destaque para o 2º semestre) e os surfistas conseguem melhores condições durante os meses de Dezembro e Janeiro.

Uma das opções mais procuradas pelos kitesurfistas é realizar o “downwind” da Lagoa do Jegue (Lagoinha) até Flecheiras. Um trajeto de quase 15 quilômetros, com muitas ondas e alguns picos flats, que surpreende até os esportistas mais experientes. O vento N-O predominante e a ondulação para a direita dá um toque especial aos velejadores regulares – que velejam com o pé esquerdo na frente. A lagoa não é muito grande, mas é um parque de diversão para quem gosta de velejar em aguas flats – parece uma piscina de tão lisa. É ideal para os iniciantes e durante o período da manhã está sempre cheio de pessoas fazendo aulas, pois é quando o vento ainda está mais moderado.

PPOW – KiteTrip Flecheiras/CE from Portal People Power on Vimeo.

lagoa-do-jegui-gala-doc-tore

A dica é pegar uma carona com os bugueiros locais (peça indicação nos hotéis), pois fazem pacotes especiais para grupos e se for necessário trazem as coisas extras de volta pro hotel (bombas, capas de pranchas, etc.).

Uma sugestão para fazer esse serviço seria o Vento Nativo.

Flecheiras-vento-nativo

Contato: Vladimy – ventonativokiteschool@hotmail.com – +55 (85) 9671-8520

Nos últimos anos, Flecheiras teve um crescimento surpreendente e o turismo passou a ser bem mais sofisticado e exigente – principalmente por causa do Orixás Art Hotel, que elevou muito o nível de hospedagem local.

As 18 suítes são classificadas de acordo com a vista para o mar e todas possuem piscina e bar privativos. A decoração rústica de super bom gosto está totalmente em sintonia com a natureza em todos os ambientes do hotel.

Clique aqui para ver mais fotos e conhecer melhor o hotel, que faz parte do Roteiro de Charme

Orixás-Art-Hotel

Com isso, a cidade passou a ter a necessidade de desenvolver suas estruturas e hoje já conta com bons restaurantes e barzinhos para o pós-velejo.

La na Chris – Bistrô: Um barzinho diferenciado e super bem frequentado, em frente à praça principal. Excelente opção para tomar uns drinks diferentes ou aquela cerveja gelada! Experimente a pizza aperitivo que vale a pena!

Restaurante do Nonô: tem pizza, massas e frutos do mar. Peixe grelhado ao molho de maracujá e a pizza de alga marinha tem boa saída.

Oca do Sabor: Tem sanduíches e saladas e o cliente pode montar o prato. Os proprietários são de Goiânia e e a decoração é toda com produtos indígenas.

Ozio: Uma boa pedida para quem quer tomar uns drinks depois do jantar. Fica bem em frente à pracinha principal.

La Terracita: Um bar de tapas e drinks – O Proprietário é um espanhol da Galícia.

Kalangos: Na beira do mar, esse barzinho lounge toca um som eletrônico chill out que entra pela madrugada.

Clique na imagem abaixo para acessar outras KiteTrips

Flecheiras

Fotos: Paulo Godoy / Reprodução (flickr)