Dicas e pegadinhas sobre o Chile e companhias aéreas

by

Especial Ups & Downs do Chile, saiba tudo o que fazer ou não fazer quando for viajar

Tradição é tradição. E esta é a oitava vez que escrevo sobre dicas e pegadinhas do Chile.

Julho é o mês de maior fluxo de brasileiros viajando pelo Chile, principalmente para esquiar e tomar vinhos, portanto espero que gostem das sugestões!

Muito bem, as férias estão ai, e ir ao Chile está cada vez mais cool. O país é uma ilha na América do Sul, sua economia é estável, há segurança nas ruas (impossível ver qualquer carro blindado), o país é organizado e o melhor de tudo, tem muita neve e ótimos vinhos.

Com tudo isso, frequentemente Wine Lovers me pedem dicas do Chile e me ponho à inteira disposição para tentar sanar dúvidas sobre o que fazer naquele país “magrinho”. Nesta sequência de matérias, encontrarão dicas importantes, os ups & downs e micos daquele país; ahh sim, não se esqueçam de comprar bastante vinho, pois o custo benefício chileno é realemnte incrível!

Este ano, espero não termos mais más noticias como o surto de gripe, as catástrofes dos terremotos e vulcões ou os mineiros presos. Para dicas de como se prevenir numa situação de sismo, consulte o concierge do hotel, porém fique atento as saídas de emergência e em caso de alguma eventualidade procure o espaço mais vazio que encontrar, como por exemplo uma praça onde o risco de cair alguma coisa seja o menor possível.

Dica Importante: Existe em todos os lugares frios, não apenas no Chile, uma bactéria que pode estar presente em ambientes fechados (quentes). Ela fica em restaurantes, cafés, etc, mas principalmente em lugares com neve, como estações de esqui e, está diretamente relacionada à higiene do lugar. A dica é nunca ficar muito tempo nestes lugares, e se for para algum hotel na neve, por mais que soe estranho, é bom deixar sempre alguma janela um pouco aberta, principalmente quando não está no quarto, para circular o ar. Acredite, as calefações são boas e pode-se ligá-las com a janela aberta, que não passará frio. Esta bactéria é oportunista e pode ficar incubada na pessoa por dias, até se manifestar podendo até causar paralisia de alguma parte do corpo. Geralmente, aparece quando a pessoa sofre alguma variação brusca de temperatura. Outra maneira de evitar essa bactéria é ter na bagagem aquele spray “Lisoform” e usá-lo no quarto.

Dica Quente: Com o absurdo que é o IOF (6,38%), para transações com cartão de crédito fora do Brasil, o melhor mesmo é voltar à década de 50 e viajar com dinheiro vivo. Não é o mais seguro, porém eu particularmente prefiro usar cash ao invés de presentear o governo com mais este imposto.

Companhias aéreas: Já se foi o tempo do “glamour aéreo”. As companhias aéreas estão cada vez mais apertando os cintos (dos passageiros é claro), portanto não conte com aquela bandejinha caprichada, vá bem alimentado. Minha sugestão inclusive é não aceitar a comida abordo, pois sem qualidade, a probabilidade de contrair uma dor de barriga é grande. Tampouco espere um atendimento digno e satisfatório e vá preparado para enfrentar atrasos e outros aborrecimentos sem explicações (muito menos lógicas); calma, a boa noticia é que estamos indo ao Chile, vale a pena o sacrifício.

Dica Quente: Se quiser mesmo comer no avião, ligue para a companhia aérea e reserve uma das comidas especiais, eles disponibilizam sem nenhum custo adicional comidas indianas, vegetarianas, com baixa lactose entre outras. A que eu sempre peço é a Kosher, que por ser supervisionada por um rabino, este tipo de comida além de saudável está sempre fresca e bem feita. A má notícia é que somente a TAM oferece estes tipos de refeições.

O aeroporto de Santiago costuma fechar no inverno por causa de nevoeiros espessos, porém, normalmente, isso acontece somente nas primeiras horas da manhã (entre 3am e 6am), não interferindo nos vôos que começam a sair de São Paulo a partir das 7am, que chegam a partir das 10am (lembre-se, o fuso horário é de1 hora a menos que Brasília).

A TAM possui 2 vôos diários (+- 4horas) non-stop, saindo de São Paulo com um Boeing 777-300 de manhã (8:30 chegando as 11:30), e com os bem menos modernos Airbus A320 que saem as 18:30 e chegam na capital Chilena as 21:30. O retorno é feito as 12:50 chegando em São Paulo as 17:25, voando o B777 e as 7am chegando as 11:50, voando o A320.  Atualmente a melhor companhia é a LAN, nesta alta temporada prometem ter até 4 vôos diretos partindo de São Paulo e outros 2 partindo do Rio, com equipamentos que variam de 767, Airbus A320 e A319. Como é comum os cancelamentos por conta do instável tempo, sugiro ligar na véspera para confirmar se o avião realmente decolará.

Lembrete: Se tiver um bilhete GOL, confirme se realmente o vôo sairá, pois não voarão mais para o Chile a partir de Agosto.

Outra opção seria a Aerolineas Argentinas e Pluna, mas estas fazem escalas em Porto Alegre ou Buenos Aires ou Montevidéu.

Se for esquiar e tem seu equipamento próprio (botas, prancha, bastões e esquis), fique de olho, cada companhia tem sua política de bagagem. A LAN e a TAM prometem não cobrar taxas extras para transportar esses equipamentos (nem na ida nem na volta), porém são extremamente rigorosos com o peso das malas. Na Classe Econômica somente 23kg podem ser despachados (sim, é possível despachar 2 malas, desde que não ultrapassem juntas esse limite). Pela Executiva o limite é de 33 Kgs. Já na LAN, pela Premium Economy e na Premium Business pode-se despachar 3 malas de 23kg  cada (o suficiente para trazer seus vinhos).

Dica Quente: A LAN tem a melhor sala Vip do Aeroporto de Santiago (sala Neruda e Mistral), onde servem até Champagne Louis Roederer Brut N/V, a partir das 11am. Possuem também boa seleção de vinhos Chilenos e Argentinos. A internet é aberta e pode ser utilizada mesmo que não esteja dentro da sala.

Língua (ou dialeto): O “chilenês” é bem complicado! É quase impossível acompanhar dois chilenos conversando, pois falam o castelhano muito errado e cheio de gírias locais indecifráveis. Contudo eles logo perceberão que você é Brasileiro e farão o possível para que se façam entender.

No próximo capítulo, falaremos mais sobre Santiago. Aguardem…

  • Legacy6h30

    atualizando: a compania aerea Pluna deixou de voar no comeco deste mes. abs, F