Audi A5 Sportback no Brasil

by

O modelo, nas versões Ambiente e Ambition, chega com duas opções de motorização – de 180 e 211 cv de potência

Considerado um obra-prima pelo seu criador, graças ao design único, com visual elegante e esportivo simultaneamente, o Audi A5 Sportback passou por algumas atualizações recentemente e chega ao mercado brasileiro em duas versões de motorização e acabamento: a Ambiente, com motor 2.0 TFSI de 180 cv e a Ambition, equipada com propulsor 2.0 TFSI de 211 cv e agora com transmissão S tronic de sete velocidades.

Design e interior

Os novos faróis do Audi A5 Sportback se assemelham a uma cunha, com as luzes diurnas em LED nos faróis bi-xenônio formando uma faixa estreita. A montadora oferece ainda sistema com ajuste automático de altura e um par de eficientes faróis de neblina. As luzes traseiras com LEDs foram também modificadas.

A carroceria do modelo impressiona pela alta rigidez, excelente segurança em acidentes, conforto vibracional refinado e baixo peso. São 15 opções de cores disponíveis. O acabamento externo inclui ainda soleiras de portas em alumínio, retrovisores com ajustes elétricos e na cor do veículo e frisos decorativos brilhantes. As rodas de liga leve são de 17 polegadas na versão Ambiente (com pneus 225/50) e de 18 polegadas na Ambition (com pneus 245/40).

Novos materiais e cores também fazem o interior do Audi A5 Sportback mais elegante do que nunca e os controles se tornaram ainda mais intuitivos. Bancos esportivos de couro, com ajustes elétricos, estão disponíveis para o condutor e passageiro da frente nas duas versões.

Entre os itens de conforto e conveniência, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, teto solar, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles. A versão Ambiente tem acabamento interno “Platinum” e a versão Ambition, em alumínio escovado.

O compartimento de bagagem oferece capacidade para 480 litros, que sobe para 1.283 com os bancos rebaixados.

Motor e transmissão

Todos os motores do Audi A5 Sportback oferecem recurso de indução forçada e injeção direta de combustível. A redução no consumo de combustível foi, na média, de 18%, mesmo com o melhor desempenho dos motores.

O novo Audi A5 Sportback Ambiente vem equipado com motor 2.0 TFSI, de quatro cilindros e 1.984 cilindradas, que gera 180 cv de potência máxima, entre 4000 e 6000 rpm. O torque máximo é de 320 Nm, disponível entre 1.500 e 3.900 rpm. Com a nova configuração acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 segundos e atinge velocidade máxima de 222 km/h.

Na versão mais potente, a Ambition, o propulsor 2.0 TFSI gera 211 cv de potência, entre 4300 e 6000 rpm, e o torque máximo de 350 Nm está disponível entre 1500 e 4200 rpm. A velocidade máxima passa a ser de 241 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h de 6,6 segundos.

A unidade de quatro cilindros, altamente eficiente, apresenta inovações a partir do controle de válvulas e sua elevação, através de gestão térmica e do sistema de injeção para o turbocompressor e a integração do coletor de escape. Entre os destaques de tecnologia está o sistema AVS (Audi Valve System) que varia a abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações.

Seguindo o desenvolvimento tecnológico da marca, os novos Audi A5 Sportback também utilizam o sistema KERS de recuperação de energia cinética aumentando com isso a eficiência no consumo de combustível. A Audi oferece a transmissão ideal para cada potência de motor – o Multitronic de variação contínua e 8 velocidades para o motor de 180 cv e o S tronic de 7 velocidades para a versão com 211 cv.

O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série na versão Ambition e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, porque atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.

Sistemas de informação e entretenimento

Os sistemas de informação e entretenimento no A5 Sportback também foram significativamente melhorados. Em qualquer uma das versões, com rádio Symphony de série ou MMI com sistema de navegação opcional, o carro é equipado com sistema Bluetooth e Audi Music Interface.

Mais informações acesse www.audi-imprensa.com.br