“Na mão de Adão cabem todos os sonhos”

by

Mostra de Floriano Martins acontece de 25 de junho a 17 de agosto no Espaço Cultural CITI

O poeta e editor Floriano Martins apresenta a mostra “Na mão de Adão cabem todos os sonhos” noEspaço Cultural Citi, a partir de 25 de junho. Com curadoria do crítico de arte Jacob Klintowitz, a exposição reúne 29 fotografias digitais e poderá ser vista até o dia 17 de agosto.

A imagem que inspira o nome da mostra exibe uma mão estendida, recoberta de areia, num aspecto terroso, quase ancestral, como se viesse de tempos imemoriais. E é na mão do primeiro ser da espécie humana, animada pelo sopro divino, onde repousam os sonhos de toda uma raça, detentora de uma inegável capacidade de transformar inquietações internas e sonhos em ficções poéticas e objetivas.

“Floriano Martins não é exatamente um fotógrafo, mas um inventor de imagens fotográficas. A máquina, o computador e o laboratório são seus instrumentos, da mesma maneira que o pincel e o pigmento são instrumentos do pintor. Ele constrói minuciosos cenários, planeja todos os detalhes das cenas ao ar livre e, simultaneamente, se deixa conduzir pelo improviso, pelo que a paisagem, os modelos humanos e a sua imaginação sugerem”, comenta o curador Jacob Klintowitz. “Ao mesmo tempo em que parecem infinitas em suas possibilidades de automodificação, estas fotografias têm uma inquietante estabilidade”, finaliza.