Exposição de Antony Gormley

by

Corpos Presentes – Still Beings no CCBB-SP

Vencedor do Turner Prize de 1994 e um dos grandes escultores vivos em atividade, o inglês Antony Gormley (www.antonygormley.com), de 61 anos, construiu uma das mais coerentes pesquisas estéticas da arte contemporânea. Através da mostra inédita “Corpos Presentes – Still Beings”, que está em cartaz desde 12 de maio em São Paulo e ocupa os três andares e o subsolo do prédio do Centro Cultural Banco do Brasil, o país finalmente conhece de perto seu trabalho, com um panorama de sua carreira.

O designer e documentarista Marcello Dantas, premiado fomentador de arte no país, assina a curadoria do evento, que fica em cartaz até dia 15 de julho na cidade e segue depois para Rio de Janeiro e Brasília.

A exposição ilustra a diversidade da obra de Gormley e conta com importantes instalações, além de modelos, maquetes, gravuras, fotografias e vídeos nunca apresentados aqui.

A intrigante instalação Event Horizon (Horizonte de Eventos) – já montada em Londres e Nova York – reúne no entorno do CCBB 31 esculturas de corpos em tamanho real ocupando o topo de edifícios.

“Para compreender um trabalho de Gormley deve-se sentir com a pele e avaliar com os olhos, mas ao mesmo tempo entregar-se à presença essencial de um objecto. De longe, as instalações de Gormley, com várias obras  em espaços abertos podem parecer obsessivas, estáticas e repetitivas. Ao se aproximar do trabalho, no entanto, muito mais é revelado.

O espaço é o assunto de sua investigação; como ele é cercado pela arquitetura e deslocado pelo corpo. Sempre moldando as suas figuras em seu próprio corpo, Gormley se envolve com a realidade urbana da mesma forma que um artista ocupa uma arena. No entanto, através da imposição de silêncio, escala, peso e volume do trabalho traz a consciência da nossa condição: ‘ainda ser’”, analisa o curador Marcello Dantas.

::Serviço::
Até 15 de julho de 2012
Corpos Presentes – Still Beings, de Antony Gormley
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – São Paulo, SP
De terça a domingo, das 9 às 21 horas
Entrada gratuita