Plantas de sombra: Filodendros

by

Belas e diversas espécies dão um aspecto tropical “selvagem” aos jardins

Entre as espécies indicadas para locais sombreados, os Filodendros se destacam pela resistência à essa condição, o que não acontece quando expostos à incidência de sol pleno, que queima suas folhas, amarelando-as.

Com folhagem decorativa exuberante, os Filodendros conferem um destaque especial aos jardins, sejam eles plantados diretamente no solo ou em vasos.

São muitas as espécies que compõem esta família, altamente diversificada em tamanhos e formas, incluindo mesmo algumas trepadeiras, com raízes que sobem em troncos de árvores. Eis algumas mais conhecidas:

Pacová (Philodendron martianum)
Originário do Brasil, este exemplar semi-herbáceo não tolera climas frios. Bastante cultivado em vasos e interiores, não necessita de muita água.

Guaimbé de folha ondulada (Philodendron undulatum)
Arbusto nativo do Brasil e do Paraguai, requer amplo espaço para se desenvolver. Possui crescimento rápido e pode atingir até 3 metros de altura. Cultivado a meia sombra ou sombra.

Filodendro Cascata (Philodendron Cascata)

Nativo do Brasil, é ótima opção para vasos e interiores, como o Pacová.Esse Filodendro também não necessita de sol, mas vale lembrar que eles precisam de luminosidade direta ou indireta.

Filodendro Roxo (Philodendron sanguineum)
Tipo de herbácea que pode atingir até 1,20m de altura.

Originária da América Tropical, é ideal para ambientes externos e internos, pois tolera locais sombreados e de meia sombra.

Guaimbé (Philodendron bipinnatifidum)
Originário do Brasil, seu aspecto confere um clima típico tropical ao jardim. As folhas são espetaculares, gigantes e bem recortadas. Apresenta coloração verde escura e brilhante. Seu caule é vigoroso e as raízes permitem que atinja até 3 metros de altura. Cultivada a pleno sol, esta é uma das poucas espécies de Filodendro adaptadas à incidência direta da luz.

Filodendro Xanadu (Philodendron Xanadu)
Planta de folhagem exuberante e tropical. Originária do Brasil, ela desempenha papel importante tanto na criação de selva como nas composições exóticas em jardins. As folhas são mais delicadas que as de um guaimbé e, embora cultivada em sol pleno, resiste em locais de meia sombra. Seu crescimento é lento e não tolera baixas temperaturas.

Essas lindas espécies dão um aspecto tropical e “selvagem” aos jardins. São, assim, uma ótima opção para quem aprecia esse estilo, além do fato de não necessitarem de podas, contribuindo para uma manutenção mais econômica do jardim.

Consulte sempre um paisagista para ter um jardim adequado ao seu espaço de viver. Nosso tema da próxima semana: os cactos e seus encantos.
Até lá.

  • Niviabio2010

    Os filodendros são folhagens maravilhosamente exóticas, e que encantam qualquer ambiente. Obrigada pelas imagens lindas.

  • Mfatima Dantas

    gostei muito de ver esses exemplares de filadendros, Eu tenho muito em minha chacara na mata atlantica, elas gosta de ter arvores por perto eu as chamava de costela de adão tenho as roxas tembém curto muito esse tipo de plantação   

  • Enilce Albergaria Rocha

    Boa tarde juliana, Adorei as fotos e as informações sobre os diferentes filodendros existentes. Sou tradutora e estou procurando o equivalente em português do filodendro gigante que em francês se chama “siguine”. Você saberia o equivalente em português, o seu nome popular? Desde já lhe agradeço pela colaboração. um abraço, Enilce

    • juppow

      Oi Enilce, tudo bem? Philodendron siguine couleuvre
      Nome popular em português: Costela de adão
      Nome científico: Monstera deliciosa

      Abs, Juliana

  • Regina

    Bom dia, Juliana,
    Lindas fotos, Eu amo essa planta. Tenho uma do tipo cascata plantada num vaso, está enorme e linda.

  • Sofhia

    Oi Juliana tudo bem? Estou fazendo um trabalho de facul e estou com uma dúvida… Sabe qual espécie dessas filodendros possuem água o caule? E sabe me explicar se a lua tem influencia na quantidade de agua? Grata

  • Joice Heloisa Koch

    Oi Juliana, eu tenho no meu jardim a (Philodendron bipinnatifdum) a Guaimbé e já é o segundo ano que aparece uns insetos diferentes, parecidos com mini borboletas de cor preta com uma pintinha branca, você sabe dizer se é comum isto? sabe o nome deste inseto?? tenho fotos se precisar ver!! Desde já obrigada! Joice