Nossa visita à Pousada Etnia foi marcada por um sentimento de tranquilidade num contexto de muito conforto e bom gosto, no coração de Trancoso

Ao chegarmos na Etnia Pousada & Boutique de Trancoso,  tivemos uma excelente primeira impressão, mas nunca poderíamos imaginar que sairíamos dali tão felizes e satisfeitos.

Em Agosto de 2018, pegamos o avião com destino a Porto Seguro na Bahia. Alugamos um carro e seguimos com destino a Trancoso. Chegando na Pousada, fomos super bem recebidos pelo querido André, um dos donos, quem nos apresentou a propriedade e nos acomodou. Ali o papo já fluiu e acabamos fazendo planos para os próximos dias, inclusive combinamos uma sessão de surf matinal, pois a previsão dizia que o mar subiria. O esporte realmente une as pessoas e, como sempre, nosso objetivo quando viajamos é aliar a viagem aos esportes que praticamos. Em Trancoso não poderia ser diferente!

Há 15 anos, o Etnia abriu suas portas aos hóspedes e trouxe consigo um altíssimo padrão de qualidade que permanece até hoje. O olhar minucioso dos proprietários e atenção aos detalhes é o que faz a diferença por ali. Impressiona a variedade de objetos trazidos de diversos lugares do mundo e como foram introduzidos formando um ambiente diferenciado e acolhedor.

A pousada foi construída em meio a um bosque sombreado, preservando e respeitando a vegetação local, assim como foram introduzidas novas espécies que aos poucos foram se misturando, tornando o Etnia um espaço super diverso, agradável e acolhedor.  Idealizada e executada de forma a propiciar exclusividade e  sofisticação sem abrir mão da simplicidade e da leveza que um lugar como Trancoso pede, a pousada está localizada a menos de 5 minutos a pé do Quadrado, onde os melhores restaurantes, lojas de decoração e artesanato podem ser visitados e apreciados.

Atualmente o Etnia conta com quatro Villas e sete Bangalôs. A disposição das acomodações, dentro do espaçoso terreno, foi muito bem planejada e primou pela privacidade e integração que cada acomodação tem em relação a vegetação e a piscina. Assim todas possuem vistas privilegiadas mantendo a discrição de cada uma delas.

 

Distribuídas em 2 pavimentos e ideais para acomodar famílias ou casais que primam pelo conforto, as villas são bem amplas e arejadas. Cada uma tem o nome inspirado em palavras em iorubá, que remetem a um lugar sagrado para relaxar. São elas Ibó, Alafiá, Ojulé e Ebaití. Bem diferentes uma das outras, todas contam com cozinha completa, varanda e jardim privado, além de wi-fi, ar-condicionado e tv a cabo.

 

Nos Bangalôs,  a decoração segue o tema e é realmente singular com objetos e móveis diferenciados. São eles : Gypsi, Mediterrâneo, Trancoso, Cottage, Tribal, Kioto e Goa. Contam com varanda e jardim privado e são equipadas com todas as comodidades essenciais aos hóspedes, como frigobar, wi-fi, ar condicionado, Tv a Cabo, lençóis de algodão egípcio, entre outros detalhes.

Nós ficamos hospedados na Villa Ojulé. Diferenciada pela incrível vista, nossa Villa era pautada pelo conforto, amplitude dos banheiros e decoração exclusiva. A varanda, super aconchegante e de frente para a mata e piscina, tornava muito difícil nossas saídas diárias, pois a vontade era de aproveitar ao máximo todo aquele aconchego.

Desta vez, decidimos fazer a viagem sem as crianças (Ian de 4 anos e Liz 1 ano), justamente para podermos desligar um pouco da rotina e relaxar com qualidade! Decisão acertada, foi perfeito e não  poderíamos ter escolhido lugar melhor para ficar! Em alguns dias esticávamos o sono e em outros, acordávamos bem cedo para praticarmos esportes, como no dia em que fomos surfar com o André. Ele nos levou para conhecer a Praia de Itaquena, que fica a 20 minutos de carro da pousada e é a única praia onde rola o surf em Trancoso. A onda com aproximadamente um metro foi uma ótima surpresa e deu super para “fazer a cabeça”… Mesmo para quem não surfa vale a pena visitar Itaquena pela beleza impar e tranquilidade. No caminho, pudemos conhecer um pouco mais sobre a história de Trancoso, do ponto de vista do André, e de como o Etnia começou há 17 anos atrás…

 

Na primeira vez que André colocou os pés em Trancoso, viu Geraldo Azevedo e Elba Ramalho tocando e cantando no Quadrado… não tinha como não se apaixonar por aquele lugar único e, disse a si mesmo que um dia moraria naquele lugar tão especial! Não deu outra… tudo começou, quando trabalhando para uma grande empresa, ele teve a oportunidade de voltar à Itália (seus pais são italianos, mas vivem no Brasil) e de lá começou a investir em terrenos de Trancoso por intermédio de seu sócio, o Corrado, quem cuidava das coisas aqui no Brasil. Aos poucos, com a abertura do asfalto ligando Trancoso a Porto Seguro, eles abriram o Etnia, que logo recebeu muitos jornalistas de vários lugares do mundo – New York Times, Vogue, Condé Nast Traveler – e com isso foi ficando famoso em meio ao glamour das celebridades que por ali se hospedaram. Foi bem interessante escutar todas as histórias de como as coisas eram há um tempo atrás.

 

Voltando do surf, deu tempo de sobra para nos deliciarmos e repormos as energias com o farto café da manhã que é servido a beira da piscina. No bar-restaurante do Etnia tivemos ótimos momentos e pudemos desfrutar da gastronomia diferenciada e caracterizada pelo harmonioso mix das culinárias mediterrânea e baiana. O Ambiente super confortável torna um lugar perfeito para tomar um drink e bater um papo sem compromisso.

Além do surf, conseguimos velejar de Kitesurf na praia dos Nativos, bem pertinho da pousada. A época de velejo vai de Agosto a Fevereiro e o vento predominante é o Norte/Nordeste.

Sugestão: Programe um “day use” na Pousada Villas de Trancoso, onde o almoço na beira da piscina é delicioso e a estrutura na praia é perfeita aos velejadores e acompanhantes.

 

Por falar em esporte, em uma de nossas conversas, descobrimos que ele era presidente da Associação de esportes de Trancoso e criou uma escolinha de surf para a comunidade, promovendo festas para arrecadar fundos para ações sociais. Algumas destas festas contaram com a presença de celebridades do mundo da música, como Adam Clayton do U2.

Foram  realmente renovadores estes dias no Etnia! O olhar dos proprietários é sem dúvida um grande diferencial da pousada e é por este trabalho tão bem realizado, que o Etnia é o que é, com alto padrão de serviço, profissionais bem preparados e solícitos, preenchendo de magia as memórias que guardaremos deste lugar especial!

:: Sustentabilidade ::

Junto com a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) o Etnia apoia a Ilha oceânica de Alcatrazes, no litoral Paulista, que possui a maior concentração de espécies endêmicas do país.

Além disso, o Etnia faz parte da Sociedade Amigos de Trancoso (SAT) que atua há mais de 20 anos em causas estruturais e de defesa ao meio ambiente, Patrimônio Histórico e educação em Trancoso, colaborando mensalmente e apoiando a Contribuição Voluntária para a Sustentabilidade local.

:: Pacotes de Final de Ano ::

O Etnia oferece pacotes com estadia mínima para Natal e Réveillon. De 05 a 07 noites, respectivamente, com flexibilidade de check-in e check-out (inclui ceia em 24/12 e 31/12).

:: Serviço ::

Recepção 24 horas, 7 dias por semana

Etnia Pousada & Boutique

Rua Principal nº 25 – Trancoso – Bahia – CEP: 45818-000

e-mail: etniabrasil@etniabrasil.com.br

Telefone: +55 (73) 3668-1137

Clique na imagem e reserve suas datas!

#PpowTravel #SurfTrip #KiteTrip