Projeto CASAMAR :: Arquitetura brasileira com premiação internacional

by

Máxima eficiência com baixo impacto ambiental, uma equação que garantiu o sucesso de um projeto arquitetônico e a premiação pelo International Property Awards no âmbito das Américas em 2017

A paisagem de Ilhabela costuma ser o pano de fundo para as linhas criativas de Renato Rossi, arquiteto atuante no mercado nacional desde 2000, que foi premiado no ano passado pelo seu projeto CASAMAR na categoria Single Residence do International Property Awards.

À convite de uma construtora brasileira em 2004, Renato Rossi teve a oportunidade de aplicar e ampliar seus conhecimentos e soluções no mercado de arquitetura de Angola. Morou três anos em Luanda adquirindo experiências que o capacitaram para atuar no mercado internacional de construções de alto padrão. Os principais critérios que leva em consideração no desenvolvimento de um projeto são: sustentabilidade, dificuldade do projeto, reuso de materiais e uso de mão de obra local. Participou de diversos projetos, entre eles algumas obras de destaque como o Hotel Praiamar e o Centro Empresarial Kissama.

Em 2007 decidiu retornar ao Brasil e escolheu a Ilhabela para morar com a família, colocando a qualidade de vida acima da movimentada São Paulo, sua cidade natal. “A escolha por morar na Ilha Bela vem de encontro com valores e princípios que estão alinhados com meus ideiais de vida, que são claramente observados em meus projetos”, comenta Renato. Amante dos esportes aquáticos como o kitesurf, estar ao redor da natureza proporciona integração e harmonia perfeita entre o trabalho e a família. No conjunto de sua obra, entre projetos executados e propostas, destacam-se a Casa Mirante, a Casa da Escotilha, a propriedade atual, além da CASAMAR – o projeto premiado no final de 2017.

 

PROJETO CASAMAR

Localizada na Ilhabela, o terreno onde foi projetada a CASAMAR situa-se há 120 metros acima do nível do mar, no condomínio Fazenda Arrozal – entre duas construções existentes – o que tornou a projeção desafiadora, uma vez que o proprietário solicitou que a vista da casa fosse inteiramente para o mar, sem que a casa abaixo fosse vista; e que a altura da obra não pudesse ultrapassar os limites que interferissem a vista da casa vizinha acima. O princípio básico da CASAMAR era respeitar a beleza do entorno e estar em equilíbrio com a natureza local. Projetada para estar aberta à paisagem, a CASAMAR conta com amplas vistas para o Canal de São Sebastião, a intenção do projeto é a de estar em harmonia com a natureza, criando uma casa que está bem inserida em seu entorno. Ecologicamente correta, contempla a ventilação naturalmente cruzada em todos os ambientes. Com generosas aberturas, leva em consideração os ventos predominantes da ilha; quadrante leste e sul. Bem iluminada e preservada, tira o melhor proveito da insolação natural, e instalação de placas de aquecimento solar. Renato Rossi mantém sua marca registrada com uso de formas ousadas e a disposição inteligente dos mais diversos tipos de materiais. A escolha dos materiais foi contemplada para proporcionar sinergia, com muitas aplicações em concreto aparente e madeiras nobres como a cumaru e garapeira.

 

 

 

SOBRE O INTERNATIONAL PROPERTY AWARDS

O International Property Awards está aberto a profissionais de propriedades residenciais e comerciais de todo o mundo. Eles celebram os mais altos níveis de realização de empresas que operam em todos os setores da propriedade e do setor imobiliário. O selo do International Property Award é uma marca de excelência de renome mundial.

Os prêmios são divididos em regiões da África, Ásia-Pacífico, Arábia, Canadá, Caribe, América Central e do Sul, Europa, Reino Unido e EUA. Os participantes entram em seu nível nacional relevante e são julgados por uma equipe altamente experiente de profissionais que cobrem toda a gama de disciplinas de propriedade. As empresas selecionadas como vencedoras são então convidadas a participar de um brilhante jantar de premiação para cada região e têm o direito de usar o prestigioso logotipo em seu marketing.

Os vencedores de maior pontuação de cada região são automaticamente inscritos no Prêmio Internacional geral, que determinam as melhores empresas imobiliárias do mundo.

RENATO ROSSI ARQUITETURA

Pós-graduado em conforto ambiental e conservação de energia, sua primeira preocupação ao realizar um trabalho é projetar para proporcionar uma integração plena com o meio inserido, sempre respeitando e zelando pelo entorno e pelas comunidades envolvidas.

Com formas ousadas e disposição inteligente dos mais diversos tipos de materiais, o trabalho de Renato Rossi tem como o base o detalhismo, que traz infinitas possibilidades e soluções arquitetônicas, sempre em consonância com a produção contemporânea e com os princípios de seriedade e confiabilidade.

A valorização plena dos aspectos culturais de outros países em seu trabalho vem do fato de ter vivido durante três anos em Angola, onde continua atuando.

A dedicação do arquiteto ao trabalho, sempre em busca da qualidade com identidade própria, cria sintonia para todos os diversos projetos que realiza, os quais atendem sempre aos mais rigorosos padrões de qualidade e às exigências de seus clientes.

www.rrossi.com.br