Agenda + Arte :: One Life a Day

by

Agenda traz arte de mais de 140 artistas brasileiros para o seu dia-a-dia

 

A One Life a Day Agenda 2018 tem como principal objetivo tornar o dia-a-dia das pessoas melhor, introduzindo arte para o cotidiano. As idealizadoras do projeto, Maria Paula e Giovana Affonso, junto dos artistas Ricardo Pontes e Mariana Moreti, com o intuito de alcançar os cinco cantos do país, fizeram chamadas online e selecionaram 147 artistas para ilustrarem a agenda. Em sua 4º edição, a agenda de 2018 traz comemorações de datas reais, ficcionais e imaginárias, e a arte sempre ilustra o evento celebrado no dia.

Amigas desde a infância, ambas formadas em artes visuais – Maria Paula e Giovana Affonso, tiveram a ideia aos 16 anos de idade. Além de gostarem do mundo da papelaria, achavam  as agendas da época sem graça, e as poucas ilustradas, eram caras. Com isso, resolveram criar as suas próprias agendas. Na época o plano acabou não saindo do papel, mas o que elas não imaginavam é que quase dez anos depois, mais maduras e formadas, o antigo sonho de adolescência seria colocado em prática.

A primeira edição saiu em 2015 com o trabalho de sessenta e três artistas e, apesar de ter sido idealizado como um projeto pessoal, todos os envolvidos acabaram querendo cópias. “Conquistou um grande público. Uma ideia que era apenas para duas pessoas, acabou crescendo para mais de quatrocentas, através do boca a boca e das redes sociais, alcançando mais gente do que imaginávamos”, conta Maria Paula.

O projeto foi crescendo cada vez mais, e desde a segunda edição, a One Life a Day Agenda expandiu o seu time. Além das duas idealizadoras, conta também com o fotógrafo Ricardo Pontes e a artista visual Mariana Moreti que desde a segunda edição integra a equipe.

 

One Life a Day Agenda 2018

A edição 2018 vem cheia de novidades. Além de ser a primeira edição em preto e branco (o que foi um grande desafio para muitos dos artistas), a agenda conta não só com as datas comemorativas tradicionais, mas com datas criativas e diferentes como “Dia de tomar sorvete no café-da-manhã”, ou “Dia da criação do cachorro-quente”. Outro foco das criadoras do projeto é o incentivo de compra do produto com os próprios artistas, como forma de divulgação da arte local.

Conheça alguns artistas de Campinas

A agenda é divertida não só pra quem compra, mas pra quem faz também. “É um projeto lindo! É imenso, delicioso. É inteligente. E traz à tona muitos artistas, em diversos momentos de suas carreiras, para celebrar a vida.” conta Mario Cau, que está no projeto desde a primeira edição. Por ter uma grande quantidade de artistas envolvidos, essa edição vem com diferentes influências e inspirações, como fala Akira Takahashi Silveira, “o mangá sempre foi uma influência muito grande no estilo que eu desenvolvi com o tempo”. E Marine Perrenoud: “Eu sabia desde pequena que precisava manifestar as coisas bonitas do mundo que eu via – então eu comecei a desenhá-las”. O desafio e o resultado final trazem muita alegria e sentimento de dever cumprido, mas o projeto vai muito além disso, como conta Fer Gaspar, “Eu acabei fazendo vários amigos e reforçando laços por trabalhar com a OLAD! Conhecer o trabalho de tanta gente maravilhosa, e até então anônima pra mim, foi muito legal, e me inspirou muito a continuar tocando meu trabalho.”

 

:: Serviço ::

• Para garantir a sua, basta reservar com o artista mais próximo de você. O preço da agenda é R$50 (para compra online já com frete para todo Brasil). Para encontrar um artista perto de você é só olhar esse mapa: http: //bit.ly/artistasonde

•Para apoiar a causa e fazer sua encomenda é só assessar o link http://onelifeaday.com.br/.

Para saber mais:

Facebook: https://www.facebook.com/onelifeagenda/

Instagram: https://www.instagram.com/onelifeagenda/