Vedanta, você sabe o que é?

by

Uma tradição espiritual que transcende todas as religiões

Vedanta (veda+ anta) significa a essência dos Vedas. Embora sejam identificados propriamente como a escritura básica dos hindus, os Vedas na verdade não são “livros”, nem essencialmente “hindus”. Podem ser definidos como o tesouro acumulado de leis espirituais, descobertos por seres iluminados. Portanto, a Vedanta representa a sabedoria espiritual que transcende as fronteiras definidas pela religião, cultura, raça e nacionalidade. Ela não nos pede que abandonemos a razão; ao contrário, encoraja uma abordagem cientifica e racional da religiosidade (religião).

Aceita todas as religiões do mundo como caminhos validos para alcançar Deus, e reverencia os grandes profetas, mestres espirituais e encarnações divinas.

É possível compreender a Vedanta como uma tradição espiritual que simultaneamente respeita e transcende todas as religiões. Os importantes insights da Vedanta incluem o seguinte:

Cada alma é potencialmente divina e a meta é manifestar essa divindade interior.

Despojadas de seus aspectos teológicos, cada tradição religiosa busca transcender as limitações humanas para se conectar a Realidade transcendental. Todo o resto na religião é secundário.

Existe apenas uma Realidade, (tenha o nome que for atribuído a tal Realidade) a qual se manifesta de diversas formas e com vários atributos, e até mesmo sem forma. Essa Realidade é conhecida por vários nomes e embora seja transcendente, não é diferente da Realidade que está no “interior”.

Todas as tradições religiosas possuem o poder inerente de levar seus praticantes a consumação suprema da vida humana (realização divina). Todos os caminhos espirituais conduzem à mesma meta.

Como são as práticas da Vedanta?

As práticas da Vedanta incluem oração, adoração e rituais. Meditações, estudos filosóficos e serviço abnegado. Ela aceita e respeita todas as tradições espirituais e encoraja a que cada um aprenda a partir dos ensinamentos oferecidos pelos profetas e mestres de todas as religiões.

Para mais informações sobre Vedanta visite www.vedanta.org.br

Namanste!