Onde comer bem em Púcon, no Chile?

by

Restaurante Parque Antumalal, em Pucón, Chile, aposta na sazonalidade de suas criações gastronômicas

O uso de ingredientes locais é diferencial do restaurante que fica dentro do Hotel Antumalal

Dono de uma vista incrível para o lago Villarrica, em Pucón, no Chile, o restaurante Parque Antumalal, que fica no conceituado Hotel Antumalal, é uma atração à parte na cidade. Sob o comando da chef Maria Ignacia Lorca, conhecida como Maya, oferece uma agradável combinação entre a culinária centro-europeia e a tradicional do sul do Chile, com um cardápio contemporâneo e autêntico que prioriza a qualidade e o frescor dos ingredientes.

O acolhedor espaço tem como principal diferencial o uso de ingredientes frescos, retirados diretamente da horta do hotel, combinados com produtos locais criteriosamente escolhidos. É o caso do risoto de frutas secas com flores comestíveis, colhidas no bosque onde fica a propriedade, do salmão grelhado com ragu de ervilha, pó de jamón serrano e emulsão de limão ou do fetuccini negro com lulas ao molho de pil-pil. O cuidado em oferecer uma gastronomia voltada à qualidade dos produtos faz com que o cardápio seja sazonal, variando de acordo com a disponibilidade de ingredientes na região.

Para acompanhar os pratos refinados, os clientes podem desfrutar do sabor de boas safras de vinhos enquanto apreciam a vista dobosque e do Lago Villarrica. Os aperitivos ou drinques pós-jantar ficam por conta do Bar Don Guillermo, que conta com uma extensa carta de coquetéis e possui uma agradável lareira aberta, para guardar boas recordações da viagem.

Sobre o Antumalal

Situado a apenas dois quilômetros do centro de Pucón, o Antumalal surpreende por sua arquitetura. Erguido entre jardins, terraços e cachoeiras e cercado por rochas vulcânicas, se integra à natureza e permite aos hóspedes que se desliguem totalmente de suas rotinas.

O hotel foi projetado nos anos 40 pelo arquiteto chileno Jorge Elton, influenciado pelo americano Frank Lloyd Wright, cujas construções foram consideradas “complementos da paisagem”. Para sua construção, nenhuma árvore pôde ser cortada ou tocada. Assim, o edifício foi entalhado e integrado ao entorno, feito com materiais como concreto, madeira, ferro e vidro, muito vidro. O resultado é uma vista de cartão postal.

Todos os 22 apartamentos oferecem vistas espetaculares do Parque e do Lago Villarrica, graças às janelas panorâmicas, e possuem paredes revestidas de araucárias chilenas e calefação. Alguns contam ainda com lareira.

Recém-inaugurado, o chalé Casa Lago oferece uma nova, e ainda mais charmosa, alternativa de hospedagem. O espaço acomoda até seis pessoas e foi remodelado a partir do antigo Café del Lago Antumalal, primeiro prédio construído na propriedade, no fim de década de 1940, que norteou todo o conceito arquitetônico do Hotel Antumalal, erguido anos depois. O chalé fica em uma área privilegiada do parque, exatamente às margens do lago Villarrica e próximo ao cais.

O hotel também se destaca pela qualidade de seu restaurante Parque Antumalal e de seu Spa, que está envolto por uma paisagem encantadora e oferece diversos tratamentos como massagem descontraturante, reflexologia e drenagem linfática, além de terapias como Reike e craneosacral.