Semana Francesa conta com ações especiais em São Paulo

by

Sexta edição da Semana Francesa começa terça-feira com atrações em toda a cidade

Está no ar a partir da próxima terça-feira, dia 16 de maio, a nova edição da Semana Francesa, evento promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil, com o patrocínio do Carrefour e apoio da Atout France – Agência de Desenvolvimento Turístico da França.

Já em sua sexta edição, a Semana Francesa reunirá até 31 de maio atrações relacionadas à arte, gastronomia, cinema e cultura francesa. A abertura acontecerá no próprio dia 16, em evento na residência do Cônsul Brieuc Pont.

Um dos destaques da temporada é a exposição ImagineFrance, que é composta por 25 fotografias de Maia Flore que buscam mostrar um novo e poético olhar sobre os pontos e atrações culturais francesas. A exposição que vem percorrendo as capitais Brasileiras desde 2015 estará em cartaz de 16 a 31 de maio na CCIFB, na Al. Itu, 852 – 19º andar. Mais informações no site clicando aqui.

Abaixo, algumas das atrações da Semana Francesa. Programação completa por meio deste link.

Palestra sobre Perfumes (Aster-Scientia), dia 23 de maio, na Alameda Itu, 852, 19º andar, das 9 às 10h30. Nesse encontro, serão abordados linha do tempo da perfumaria e da moda em Paris e suas grandes “maison”, exemplos e estilos de perfumes, e uma breve história sobre eles.

Cultura&Dança – encontro que aborda os principais aspectos da Cultura Cigana, com o antropólogo cigano Nicolas Ramanush, das 14h30 às 20h00, dia 24 de Maio, no SESC Campo Limpo, Rua Nossa Senhora do Bom Conselho, 120

Mostra – Em cartaz até 28 de maio, mostra de fotografias, no MIS,  com profissionais franceses como Henri Cartier-Bresson, Sarah Moon, EugèneAtget, entre outros, na Avenida Europa, 158

Exposição – No Museu de Arte Contemporânea da USP, destacam-se obras de artistas franceses como Georges Braque, Henri Matisse e Fernand Leger, entre outros, em referência à Instauração do Período Moderno na arte. MAC –  Avenida Pedro Alvares Cabral, 1301, tel. 2648-02454

Curso – A filosofia revoltada de Albert Camus, dia 27 de maio, em palestra de Marcio Pereira. No SESC – Rua Dr. Plinio Barreto, 285, 4o andar, das 14 às 18h00.

Teatro – A peça “Ubu Rei”, anárquica farsa escrita por Alfred Jarry em 1896, inspirou mais tarde o Dadaismo, o Surrealismo e o Teatro do Absurdo. O espetáculo comemora 50 anos de atuação de Marco Nanini. No Teatro SESC Pinheiros, Rua Paes Leme, 195, Pinheiros.

Show – O espetáculo “Banquete” dentro do show Burlesque, com teatro, dança, musica, ilusionismo, circo e humor. Rua Agusta, 2809. Telefone, 3086.0089

Gastronomia– Alguns dos bons restaurantes e bistrôs da cidade fazem menus especiais até 30 de maio. Confira a relação:

Atelier de Vinhos – Aliança Francesa, Bardega, Base Bistrô & Bar, Bistrô Charlô, Bolo e Bule – Le Petit Nicolas, Caio CorreâPatissier, Canaille, Canaille Feira de Vinhos, Ecully, Felix Bistrot, Faire aux Vins, HUB Food Art&Lounge, L’Amitié, Lapin Café, Le Bou, Le Vin, L’Entrecôte de Paris, Ovo e Uva, Ovo e Uva – Confraria França, Rendez-Vous, TartelierPatisserie, Taste iTFood & Lounge, Tonton.