David Chew

by

Conheça a personalidade de um dos mais ativos violoncelistas do Brasil

O violoncelista mais carioca dos músicos ingleses como é conhecido David Chew, é fundador e diretor artístico do International Cello Encounter, que em 2016 completou sua 22ª edição, reúne no Rio os maiores nomes do instrumento para concertos, master classes e intercâmbio com alunos e músicos brasileiros. Foi primeiro-cellista da Orquestra Nacional Jovem da Grã-Bretanha, tendo trabalhado com regentes como Pierre Boulez. Formado pela escola de música Guildhall, de Londres, Chew tocou em várias orquestras, como a BBC Symphony Orchestra, a London Mozart Players e a Orquestra Sinfônica Brasileira. Como violoncelista do quarteto de cordas da Universidade Federal Fluminense, especializou-se em música brasileira e desenvolveu sua paixão pelas obras de Heitor Villa-Lobos, que foram a base para seus estudos de pós-graduação na Universidade de Hull. Desde 1981 vive no Rio, convidado para tocar na Orquestra Sinfônica Brasileira. Fundou a orquestra de câmara Brazil Consort, o Rio Cello Ensemble, o Rio Strings, Duo Folia, Trio Carioca, e Quarteto com Gilson Peranzzetta, Mauro Senise e Paulo Russo, grupos com os quais tem se apresentado pelo Brasil e Europa.

Ganhou prêmios na Alemanha, França e Grã-Bretanha por suas interpretações das Bachianas Brasileiras, de Villa-Lobos. Recebeu os títulos de cidadão do Estado do Rio de Janeiro e herdeiro de Zumbi em 2003. A Rainha da Inglaterra condecorou-o recentemente pelo serviço prestado à música no Brasil.

Apaixonado pelo Brasil e pela música de nosso país, participa com entusiasmo de iniciativas artísticas que vão desde as gravações para TV até os desfiles das escolas de samba, promovendo o intercâmbio e a quebra de barreiras entre os diversos gêneros musicais. Simultaneamente, se dedica ao elegante e amplo repertório de câmara para o seu instrumento, procurando oferecer as mais belas páginas dos grandes mestres ao público brasileiro ao lado de importantes nomes do cenário musical. Com um repertório assim você não pode deixar de conhecer a música e a personalidade de David Chew!