Pablo Picasso

by

O gênio da arte moderna faria 135 anos em 2016
ppow-pablo-picasso-obras-16O pintor espanhol, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo passou a maior parte da sua vida na França. É conhecido com o co-fundador do cubismo, Picasso é considerado um dos artistas que mais realizou desenvolvimentos revolucionários nas artes plásticas nas décadas iniciais do século XX. Suas obras cubistas mais famosas são Guernica (1937) e As Senhoritas D’Avignon (1907).

O Cubismo foi um movimento de arte avant-garde que mudou para sempre a face da pintura europeia e escultura, enquanto afetando simultaneamente arquitetura contemporânea, música e literatura. Sujeitos e objetos em cubismo são quebrados em pedaços e re-arranjados em uma forma abstrata. Durante o período de cerca de 1910-1920, quando Picasso e Braque foram lançando as bases para o cubismo na França, seus efeitos foram tão abrangentes que inspiraram ramificações, como os estilos de futurismo, dadaísmo e construtivismo em outros países.

A capacidade de Picasso produzir obras em uma surpreendente gama de estilos o fez ser bem respeitado durante sua própria vida. Após a sua morte, em 1973, o seu valor como artista e inspiração para outros artistas só tem crescido. Ele é, sem dúvida destinado a gravar-se permanentemente no tecido da humanidade como um dos maiores artistas de todos os tempos.

Hoje, dia 25 de outubro, celebramos o nascimento desse grande mestre que nasceu há 135 anos atrás e transformou a arte no mundo. Selecionamos algumas das obras mais incríveis desse artista para que você possa rever e se inspirar!

ppow-pablo-picasso-obras-17

ppow-pablo-picasso-obras-11

ppow-pablo-picasso-obras-1

 

ppow-pablo-picasso-obras-10

ppow-pablo-picasso-obras-12

ppow-pablo-picasso-obras-9

ppow-pablo-picasso-obras-8

ppow-pablo-picasso-obras-7

ppow-pablo-picasso-obras-6 ppow-pablo-picasso-obras-5

ppow-pablo-picasso-obras-4

ppow-pablo-picasso-obras-3

ppow-pablo-picasso-obras-2

ppow-pablo-picasso-obras-1

picasso-creando