Dia Mundial da Água

by

Reflita sobre o consumo consiente com o app Fake Shower

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado nesta quinta-feira (22), o Instituto Akatu e a Leo Burnett Tailor Made lançam o Fake Shower, um aplicativo para iPhone que informa a quantidade de litros de água que podem ser desperdiçados quando se abre o chuveiro ou a torneira sem necessidade. O Fake Shower simula barulho e vazão de chuveiro e torneira, “abafando” outros sons do banheiro sem precisar abrir de verdade a água.

Basta lembrar que, se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água nas Cataratas do Iguaçu! Ou se apenas duas pessoas em cada casa da Grande São Paulo reduzir em apenas cinco minutos o tempo de água corrente no banho, 13,4 bilhões de litros de água serão economizados por mês. Água suficiente para abastecer, no mesmo período, uma população de 2,9 milhões de habitantes – mais do que toda Salvador.

A ONU recomenda um consumo de 110 litros de água por pessoa por dia em casa como adequado para as necessidades de consumo e higiene, mas a Sabesp (concessionária de água em São Paulo) alerta que muitos brasileiros gastam mais de 200 litros por dia. Esse desperdício, de uma única pessoa ao longo da vida, encheria uma piscina olímpica. Veja abaixo dados mais atualizados sobre consumo e desperdício de água hoje no Brasil e no mundo.

O Fake Shower é uma ferramenta de conscientização que, de forma muito bem humorada e moderna, permite manter a privacidade entre casais evitando o desperdício de água. Por quê? Porque muita gente liga o chuveiro ou a torneira somente para evitar que o outro não ouça os “sons da natureza” no banheiro. Haja água desperdiçada – água limpa, tratada, cara e escassa.

O Fake Shower serve também para o consumidor monitorar seu consumo de água e se motivar a economizar. É possível comparar a água gasta, por exemplo, enquanto se faz a barba com a torneira fechada e o Fake Shower ligado. Ou quando se fecha o chuveiro para se ensaboar, e o Fake Shower permanece ligado. Ou simplesmente ligar o Fake Shower simultaneamente e nas mesmas condições de vazão do chuveiro para ver o gasto de água no final do banho.

A quantidade de água virtual poupada vira um score pessoal, que pode ser compartilhado com todos os usuários do aplicativo. Assim o consumidor consegue ver sua economia pessoal e o impacto agregado da economia de todos. Quanto mais pessoas usarem o Fake Shower, maior será o volume de água poupado.

O aplicativo estará disponível em breve para download na App Store do Brasil. Quer ver mais? Veja o vídeo abaixo:

O que fazer?

Entre outras medidas, consumo consciente. Afinal o consumo de cada um, mesmo individualmente, provoca impactos importantes na vida do próprio consumidor, na sociedade, na economia e no meio ambiente. Nosso desafio é adotar um novo padrão de consumo e de produção que aponte para um futuro mais sustentável. Consulte o portal do Instituto Akatu (www.akatu.org.br) ou seus técnicos sobre o que fazer no dia-a-dia para o consumo consciente de água.